domingo, 21 de agosto de 2011

O que é espiritualidade para mim
(blogagem coletiva proposta pelo blog: http://espiritual-idade.blogspot.com/)
Espiritualidade para mim é a certeza de que estamos ligados a algo maior e divino. Cheguei a esta conclusão observando a própria humanidade, pois vejo um quê de sagrado em cada ser humano com quem cruzo, o que me levou a deduzir que trazemos uma fagulha divina dentro de nós. Depois, estudando as religiões, vi que muitas delas apregoam a idéia de que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, coisa que para mim faz muito sentido. Também encontro sinais do sagrado em toda parte, em cada um dos fenômenos naturais que nos cercam.  Mas, se fico maravilhada ante as estupendas obras da natureza, não o fico menos, ao constatar o incrível equilíbrio de todas as forças universais.
 Ultimamente eu tenho visto na TV o anúncio de um sem número de documentários, que tratam da possibilidade de a Terra vir a sofrer colisão com um corpo celeste grande, coisa que provocaria uma destruição imensa e terrível. Cheguei a comentar, com o meu marido, que acho este tipo de trabalho agourento e de mau gosto, rsrs. Sim, porque, embora não tenha assistido a nenhum, não pude deixar de ver, nos trailers, que logo após o impacto a Terra mergulharia numa escuridão gelada (provocada pela colossal atmosfera de poeira, cinza e fumaça, que encobriria o sol, acarretando uma dramática queda na temperatura terrestre). Porém, tal escuridão e gelo seriam quebrados, em muitos lugares, por incêndios imensos, que ocorreriam ao mesmo tempo que inimagináveis terremotos e tsunamis. Agora soube que o novo filme do cineasta dinamarquês Lars Von Trier aborda o mesmo assunto, embora com outro foco. Então, já estou começando a achar que alguns homens possam estar pressentindo um gigantesco desastre – Deus nos acuda! rsrs.  
 Por outro lado, não é de admirar que não ocorram tragédias assim com maior regularidade, se corpos pequenos caem na Terra o tempo todo? Digo com maior regularidade porque, segundo a ciência, o último desastre aconteceu há cerca de 65 milhões de anos e foi a causa da extinção dos dinossauros e de uma importante mudança/ajustamento do clima da Terra, entre outras. Eu não posso crer que o equilíbrio seja casual.
Embora eu nunca tenha necessitado de fatos e provas para justificar a minha fé, que é algo íntimo e puramente intuitivo, fico surpresa ao ver as argumentações que muitas pessoas usam para a sua descrença, pois em mim tais argumentos só produziriam dúvidas, e nunca a certeza da inexistência de Deus. Por outro lado, a própria ciência - que, diga-se de passagem, está longe de explicar e entender tudo, ao contrário do que parece acreditar os fanáticos dela -, já elencou tantas condições para a existência da vida na Terra, que crer que tudo é só coincidência chega a ser um paradoxo. Sim porque, segundo a ciência a Terra (resumindo muito):
1)   Tem o tamanho justo para ter a atmosfera formada de oxigênio e nitrogênio, gases mais abundantes em nossa atmosfera e importantíssimos para a existência da vida. O Oxigênio, aliás, representa só 20% da atmosfera se tivesse mais dele seríamos intoxicados.
2)   Está localizada à distancia justa do sol. Se fosse minimamente mais perto ou mais longe, a vida aqui seria impossível
3)   Os movimentos giratórios da Terra são perfeitos para a manutenção do equilibrio térmico de que necessitamos (todos os que vivemos no planeta), tanto no que concerne aos dias e noites  quanto em relação às estações.
4)   O satélite da Terra (a Lua) tem tamanho e distância perfeitamente ajustados à força gravitacional da Terra e é a força gravitacional da Lua (principalmente) que produz os movimentos dos oceanos (marés) que impedem a estagnação das águas. A evaporação das águas dos oceanos filtra o sal e distribui depois a água pura por toda a Terra, através da chuva.
5)   As águas dos oceanos são chacoalhadas pela gravitação lunar, mas não a ponto de inundarem os continentes.
6)   2/3 da superfície da Terra é coberta de água, que é uma substância cujas características (cor, cheiro, solvência, ponto de ebulição e congelamento) atendem perfeitamente às necessidades das vidas terrestres. Congelamento? Alguém pode perguntar? Sim, a água congela de cima para baixo, o que permite que os peixes sobrevivam em locais de invernos rigorosos. E a água é um solvente universal, o que permite que tenhamos muitas substâncias químicas, nutrientes, minerais, etc. presentes em nossos organismos sem que elas nos prejudiquem (para falar só de duas das propriedades da água, que constitue também 2/3 de nossos corpos).
7)   O ser humano é uma maravilha de design e funcionalidade e bibliotecas inteiras poderiam ser escritas apenas com a exploração desse assunto.  Porém, cada um dos seres humanos tem identificação única (o código do DNA que, além disso, é como um programa de computador que informa às células como elas devem se comportar, até mesmo com relação às  características potenciais, como o desenvolvimento de doenças, aptidões etc).
Enfim, é muita coincidência para ser tudo casual! Por outro lado, sei que a Terra sempre tem sido palco de ocorrências incompreensíveis, tanto no que se refere aos males que os homens têm infligido uns aos outros, quanto àqueles decorrentes de fenômenos naturais. Acho que a razão para a existência dessas coisas não nos é dada a conhecer, em nosso atual estágio de compreensão. Pela mesma razão, acho que um deus que compreendêssemos totalmente não seria digno de ser chamado de Deus.

16 comentários:

  1. Olá,QUERIDA MARLY
    "Todo dia existe DEUS"...
    Você já chorou de emoção???
    Já sentiu vontade de correr pelo prado afora??
    Ou de ficar quietinho (a) bem aconchegado (a) na relva???
    Pois hoje estou assim...
    Simplesmente FELIZ!!!
    Vc foi convidado e veio... Que bom!!! Quanta delicadeza!!!

    AMIGA, VC ABRANGEU TANTOS E TANTOS PONTOS DE EMERGÊNCIA NA ATUALIDADE... CONTEXTUALIZOU BEM A QUESTÃO DA ESPIRITUALIDADE E ECOLOGIA... E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA... BELA ABORDAGEM!!!
    Espiritualidade é algo maior... reconhecemos quase todos... é Divino!!!
    Um quê de sagrado... uma fagulha do Amor de Deus por cada um de nós...
    Os acontecimentos apocalípticos não nos devem colocar em desespero... e sim... em atitude de prontidão... colaborando para o que ainda pode ser feito...
    A fé é mesmo um Dom... inexplicável!!!
    Os dogmas são mistérios... não somos Deus... total verdade!!!
    Vc está de parabéns, viu, minha irmã???

    ... como no "ORVALHO sobre a relva"...
    Lhe deixo a minha paz e a minha gratidão por ter comparecido, com o coração, à minha (nossa) festa do Blog...
    Sejamos todos abençoados e felizes!!!
    Bjm cheio do Amor de Deus... transbordante... reflexo da paz interior e da alegria que invade o meu coração por ter vc comigo nesse dia tão especial.
    Peça ao Senhor Deus uma bênção no dia de hoje, viu???

    ResponderExcluir
  2. Amiga, dê uma olhadinha se melhorou, por gentileza... nem precisa publicar esse... obrigada pelo apoio... Bjm no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda tua participação, bem abrangente e muito importante. ótima semana, beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Marly,um texto muito reflexivo e bem completo!Vc se aprofundou na busca espiritual unindo ciencia e religião,razão e emoção!Muito legal sua participação!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Marly.agradeço teu comentário sobre meu texto sobre espiritualidade.Achei teu texto uma verdade maravilha e que toca em nossos corações.Estou te seguindo e convido a me seguires ficarei muito honrada,Tenho mais um blog que é;www.pemoleque.blogaspot.com é sobre culinária.beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou participando desta blogagem coletiva.
    Um texto feito com uma análise consciente de quem tem a fé bem estruturada. Muito Bom.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Marly,
    gostei bastante do seu texto. Me identifico com praticamente tudo que o vc referiu.

    Duas frases suas resumem tudo para mim:
    «Espiritualidade para mim é a certeza de que estamos ligados a algo maior e divino»
    «Acho que a razão para a existência dessas coisas não nos é dada a conhecer, em nosso atual estágio de compreensão»

    Esta última frase me alertou para o fato que nem todos estão preparados para o que alguns já estão. No momento, este é um conselho importantissimo para mim.
    Obrigada.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Passando para também conhecer seu espaço e ler sua partilha sobre a espiritualidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. OI Marly!
    Vim agradecer e retribuir sua visita ao meu blog neste dia de grande festa. Seu texto foi bem profundo na questão da fé que devemps ter neste mundo tão assolado por catástrofes.

    Beijo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Marly, gostei imenso de seu texto, principalmente desse início: "Espiritualidade para mim é a certeza de que estamos ligados a algo maior e divino. Cheguei a esta conclusão observando a própria humanidade, pois vejo um quê de sagrado em cada ser humano com quem cruzo, o que me levou a deduzir que trazemos uma fagulha divina dentro de nós." Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Marly,
    a fé no criador é maior
    A certeza de que sua existência é por amor a nós
    nos conforta e nos fortalece
    Bjos e continuemos a festejar

    ResponderExcluir
  12. Marly,

    É essa ligação com o Divino, que nos dá forças. Não tenho dúvida nenhuma da existência de Deus, o vejo em tudo, até numa folha que cai.
    Lindo esse texto e sua opinião sobre espiritualidade.
    Foi muito bom lhe encontrar na festa da amiga Roselia.
    Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  13. Marly, obrigada pela visita lá no meu blog.
    Como é importante a espiritualidade em nossa vida, ela canaliza todos os nossos pensamentos e o nosso agir, muito boa sua participação.
    Um grande abraço...Paz e bem!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Hoje passo pra agradecer tanto carinho na participação da nossa Blogagem Coletiva de ontem...
    Tem uma postagem de agradecimento no dia de hoje... Vou esperar vc...
    Obrigada pela sua dedicação para comigo e para o meu Blog...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  15. É estar ligados a algo maior...sim estamos ligados e interligados neste mundão, que se pensamos muito e tentamos buscar a resposta é impossível, por isso Deus é maior, são mistérios!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  16. Posso ter mil e uma dúvidas, mas não consigo deixar de crer... é algo maior, como você mesmo falou, intuitivo.

    Tô seguindo. bjos

    ResponderExcluir